Jesus, o messias prometido!

No hebraico: Messias;
No grego: Cristo, que quer dizer “Ungido”, predito pelos profetas, para salvar o seu povo dos seus pecados. (Mt 1:21).

Em nenhum outro nome há salvação (At 4:12);
Nenhum outro caminho leva o homem a Deus (Jo 14:6);
Não há nenhum outro mediador entre Deus e o homem (1Tm 2:5), muito menos Advogado e Intercessor (1Jo 2:1), somente JESUS CRISTO, nosso Senhor e Salvador.

Sua história é magnífica, recheada de amor e milagres, narrada por quatro distintos evangelistas, que escreveram para quatro povos diferentes:
1- Mateus, para os Judeus
2- Marcos, para os Romanos
3- Lucas, para os Gregos
4- João, para a Igreja, com o objetivo de curar suas feridas e salvar suas almas.

Jesus Cristo, aquele que veio para pregar boas novas aos humildes, curar os quebrantados de coração, proclamar libertação aos cativos, por em liberdade os algemados de espírito, consolar todos os que choram, apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a por em liberdade os cativos e, por sobre os que estão de luto, uma coroa, em vez de cinza, óleo de alegria, em vez de pranto, e veste de louvor, em vez de espírito angustiado.
Jesus é o seu nome de nascimento (Mt 1:21); Cristo é o título do seu ofício. A salvação viria à humanidade através dos judeus (Jo 1:11-13), mas como esses não o receberam, Jesus passou a salvação para todos os que crêm no seu nome. (Jo 1:11-13)

Mateus apresenta Jesus como filho de Abraão e filho de Davi, pois nenhum judeu consideraria Jesus o Messias, se ele não pudesse provar sua descendência abrâmica (paternidade) e Davídica (realeza). (Mt 1:1-16). Mateus escreveu para os Judeus convertidos ao Cristianismo, com a intenção de demonstrar que Jesus preenche a profecia messiânica, que estabelece o reino prometido. (Leia Is 7:14; 9:6; 53:2-7; 61:1-3) Assim, os cristãos judeus, que eram aos milhares na Igreja Primitiva, receberam uma explicação de que a fé em Jesus não repudiava a Lei de Moisés, pelo contrário, era o próprio alvo para o qual a revelação apontava. (Leia At 2:41; 46-47; 4:4; 5:14) Jesus não veio abolir a Lei, e sim cumpri-la. (Mt 5:17). Mateus apresenta Jesus aos judeus como “O Rei dos Judeus” (Mt 5:1-12) que veio para estabelecer um reino espiritual. Mas Israel, esperando por um rei terreno, que viesse para libertá-lo do jugo do Império Romano, frustrou-se, rejeitou-o e o matou.
Hoje em dia, muita gente continua se frustrando, porque só espera tirar proveito de um reino terrenal, e só busca por bens materiais. (1Co 15:19); (Jo 18:36) Alguns, inclusive, estão deixando Jesus por não conseguirem tudo o que desejam, mas a Bíblia diz que “Este reino não é comida, nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” (Rm 14:17) Só vai ser salvo quem perseverar até o fim. (Mt 24:13) .Se há alguém com dificuldade em perseverar nesse caminho, saiba que o Messias consola (Jo 14:16), intercede (Rm 8:26-30), advoga causas (1Jo 2:1), perdoa pecados (1Jo 1:9), não joga ninguém fora (Jo 6:37), não permite que ninguém roube nossa alegria (Jo 16:22).

Marcos não apresenta a genealogia de Jesus, porque escreve para os romanos (o povo que detinha o poder na época) e apresenta Jesus como o guerreiro poderoso, que nunca perdeu uma batalha. Marcos relata o início do ministério público de Jesus, seu batismo e tentação. Ele não faz menção do início do ministério de Jesus na Judéia, e sem qualquer explicação, passa da tentação para o seu ministério na Galiléia, acentuando o tremendo sucesso que Jesus fez entre a multidão (Mc 1:45) e o começo da hostilidade e perseguição dos líderes judeus. (Mc 3:22). De acordo com a característica brevidade desse Autor, ele entra imediatamente na narrativa da Semana da Paixão. A este curto período, Marcos dedica quase seis dos dezesseis capítulos do seu livro, pois percebe que essa é a consumação proposital, para a qual a vida do nosso Senhor se dirigiu.
Você tem alguma experiência obtida do seu relacionamento com Jesus para nos contar? Sim, experiências de livramentos, causas ganhas, vitórias sobre inimigos, libertação de vícios, depressão, cura do corpo físico, crescimento espiritual...... Então conte-nos, pois isto glorifica o nome do nosso Deus.

Lucas apresenta a genealogia de Cristo pela linhagem de Maria, para mostrar a verdadeira ascendência consangüínea de Jesus e sua humanidade. (Lc 3:23-38). Lucas escreve para os gregos convertidos ao Cristianismo, apresentando a narrativa mais completa da vida de Jesus, do seu nascimento à sua ascensão, e apresenta Jesus como o Filho do homem, que veio buscar e salvar quem estava perdido. (Lc 19:10) O caráter e propósito de Jesus como Salvador é o tema principal deste livro. O conceito de Jesus como Filho do homem enfatiza a sua humanidade e a sua compaixão por todos os homens. Sendo homem, Jesus consegue entender a fraqueza dos homens. (Hb 2:18)

João, assim como Marcos, também não apresenta a genealogia de Jesus, porque escreve para um povo especial: a Igreja do Senhor, apresentando Jesus como Deus. (Jo 1:1-14). O mesmo João que teve a revelação do Apocalipse, e viu o Senhor Jesus na sua refulgente glória (Ap 1:9-18), cria no coração dos leitores a convicção de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Enquanto Mateus, Marcos e Lucas apresentam Jesus como homem, desenvolvendo seu Ministério Messiânico, João apresenta Jesus como Deus, aquele que existe antes da fundação do mundo, o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim. (Jo 6:22-69) Jesus saiu da eternidade para transformar “alma vivente” (homem da terra) em “espírito vivificado” (homem do céu), e levá-lo, com Ele, para a eternidade. (1Co 15:43-49) Contudo, nem todos serão transformados, consequentemente não herdarão o reino do céu.

IGREJA BATISTA EM RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NOVA JERUSALÉM - IBRENJIG
(Av. Paranapuã, 16, Freguesia - Ilha do Governador – RJ – Cep 21.911.000Tel. 21-3396 0292 – Pr. Sérgio Andrade & Pra. Léa Mendonça )

2 comentários:

IUEP - Parada de Lucas disse...

Olá Pastora Léa
Graça e Paz
É o irmão Rafael, do blog Informe UNIÃO
Queria pedir a senhora se tem como divulgar a promoção do seu CD em seu blog
Um grande beijo e Deus a abençoe

Miss. André Vitor!!! disse...

Uma Mensagem linda que aborda muitos detalhes teológicos que são imprescindíveis para um Belo esboço.

Que Deus Continue te galardoando de dons e assim abençoando toda a Humanidade através dos seus talentos Léa.

Beijão!

Amamos Muito Vc e o Pr. Sérgio!

Postar um comentário