Misericórdia e Não Juízo

“O juízo será sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tg 2:13)

I - UM ANO COM MAIS MISERICÓRDIA DO QUE JUÍZO.

II - ESTE VERSÍCULO REFORÇA OS ENSINOS DE JESUS:

- “Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5:7);

- “Se, porém, não perdoardes as ofensas dos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6:15)

- “Servo malvado, eu perdoei a sua dívida quando me suplicaste, não devias também ter se compadecido do seu conservo, como eu me compadeci de ti? Retirou ele a misericórdia de sobre o credor incompassivo e o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu pai fará àqueles que não perdoarem seus irmãos.” (Mt 18:32-35)


III - QUEM NÃO TEM MISERICÓRDIA PRECISA SE EMPENHAR PARA TER.

- “Vocês não sabem que os que correm numa maratona correm para ganhar um prêmio? Vocês também estão numa maratona. Então corram para alcançar este prêmio. Todo atleta em tudo se domina, aqueles, para alcançarem um prêmio corruptível, nós, um prêmio incorruptível. Corram! Mas não corram como os que correm desferindo golpes no ar, sem saber o que querem realmente da vida, mas corram com meta, com alvo, com um objetivo.” (1Co 9:24-25

1º) Porque a oração de um justo tem poder;
2º) Porque toda semeadura tem a sua colheita;
3º) O juízo chega sobre a colheita. Destruição total pode causar remorso.


IV – JEREMIAS PEDIU JUÍZO, QUANDO ELE CHEGOU, JEREMIAS RECORREU PARA A MISERICÓRDIA, MAS JÁ ERA TARDE.
“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” (Jr. 12:5)

Judá quebrou a aliança com Deus; Jeremias pediu juízo; Deus manteve a misericórdia; Judá tentou matar Jeremias; Jeremias pediu juízo (Jr 12:1-4), Deus mandou ele parar de orar (7:16; 11:14). Quando o juízo chegou, Jeremias entrou em desespero. Primeira intercessão, rejeitada: (14:11); Segunda, também: (14:15); Terceira, absolutamente rejeitada: (15:1)

VI – TODO BOM ATLETA SE DOMINA:

- (Fernanda de Carvalho, jornalista graduada pela UFRJ e Colaboradora da linha de chegada da ACORUJA {Associação de corredores de Rua do RJ)

1-
Preparo físico:
- “Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” (Ef 6:10-11)
- Mensageiro Fidedípedes, primeiro homem a correr 42km. Quando chegou em Atenas, caiu morto. (Prof de fisiot. da USP);

2- Tempo para se preparar:
- “Exercita-te na piedade!” (1Tm 4:7b)
- No mínimo um ano de treino (Prep. físico de maratonas, Marcos Paulo Reis);
- A excelência não vem da noite para o dia.

3- O tempo de duração das dores musculares pós maratona varia de acordo com o preparo físico de cada um:

- Jó venceu uma maratona de perdas, porque tinha preparo espiritual. Chegou até a orar por aqueles que o abandonaram durante a maratona.

4- Estabelecer uma meta:

- A falta de meta traz o desânimo;
- A meta do maratonista Gustavo Denys, de 49 anos, é treinar sempre em grupo pra não desanimar. “Você não completa a prova sozinho. Mais que uma corrida, a maratona é um preparo para a mente e para o coração. Você corre, mas é capaz de abrir mão da vitória por um amigo, e durante toda a maratona, incentivá-los pela caminhada. Me sinto na responsabilidade de chegar junto!”


5- A reposição de substâncias vitais perdidas durante a maratona é extremamente necessária.

- Quanto mais desgaste físico, maior deve ser a preocupação com a reposição de líquidos e carboidratos. (Hidratação e massa muscular)
- “Quem de mim se alimenta, por mim, viverá!” (Jo 6:57)
(água e sangue; carne e pão);


6- Força, treino, dedicação, resistência, perseverança e superação permeiam a vida diária de quem busca vencer desafios, e mostrar até onde podem chegar os limites físico, mental e emocional do ser humano.

- “João Lossano, 55 anos, maratonista há oito, corre num dia, descansa no outro e no próximo está de volta aos treinos para novos desafios. Troféus e medalhas o emocionam, porque mostram um pouco da carreira de um velho jovem, que até aos 46 era sedentário, com graves problemas de coluna.”

7- Correr não é pra quem quer, mas pra quem pode.

- Atletas pouco sentem dor, sedentários sentem dores até por duas semanas; Atletas têm sensações de bem estar pós-maratona, o sedentário tem sensação de vazio, desanimo e falta de motivação.
- O organismo de quem se exercita produz a endorfina no sistema nervoso central durante o exercício, por isso ele é bem mais humorado. O organismo do sedentário produz efeito contrário.


8- Todo atleta precisa de acompanhamento médico e de um Preparador físico:

- Principalmente se ele for doente, obeso, cardíaco, tiver pressão alta, ou casos na família.
- Há casos em que os médicos precisam prescrever relaxante muscular, antiinflamatórios ou analgésicos.


9- O hábito só vem com a prática e a prática tem que ser prezerosa.

- Inicie seu exercício com aquecimento (oração, clamor) e o termine com alongamento (hinos de louvor).
- Execute-o em ambientes favoráveis e em horários fixos;
- Vista-se adequadamente, no verão com roupas leves e claras, no inverso, com várias blusas leves. O atleta não pode carregar peso.
- Calce nos pés um calçado que amortize o calcanhar, que é a primeira parte do corpo a receber o impacto do exercício.

10- O que praticou exercícios, mas está destreinado, não tem privilégios sobre quem nunca os praticou.
-A única vantagem que ela tem é a capacidade de se adaptar mais facilmente aos exercícios. Segundo a fisioterapeuta Adriana Kraft, o corpo tem uma espécie de memória. Não adianta o corpo ter memória, mas não ter preparo físico. Pode ter o conhecimento, mas precisa exercitar a unção.

11- Pra quem já adquiriu bom condicionamento físico, correr 30 minutos todos os dias é o suficiente.

- Depois dos 40 minutos, o cérebro libera a endorfina, sensação de bem estar, capacidade de motivar uma pessoa a correr cada vez mais, podendo até se viciar – afirma o especialista da USP.

12 - Até chegar a esse nível de preparo físico, a dica é:

- Continuar treinando, devagar. Deus conhece nossos limites, mas nós, não;
- Hidratar a alma com a água do Espírito.
- Controlar a massa muscular, (alegria do Senhor);
- Saber ouvir o próprio corpo e os sinais que ele dá, para não se sentir afrontado e perder o prazer de viver, principalmente pra Deus.



CONCLUSÃO:
“Uma grande nuvem de testemunhas nos rodeia. Por isso precisamos nos desembaraçar de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia e correr, com perseverança, para acarreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que suportou e está assentado à destra do trono de Deus!” (Hb 12:1-2)

0 comentários:

Postar um comentário